Páginas

sábado, junho 18, 2011

Perdeu playboy!!! Perdeu!!! Passa a garrafa d'água agora...




É engraçado como não nos damos conta do quão precioso líquido desperdiçamos a cada minuto. É... A água (potável) é sem dúvida alguma, mais cara que qualquer mineral precioso já descoberto, não existe reserva financeira que se equipare a esse corpo transparente, sem sabor e inodoro, no entanto pagamos um preço tão baixo por ela (por enquanto!).


Para entender o seu valor real, troque toda água de seu dia-a-dia por dinheiro, Não sugiro que faça isso (você pode morrer), mais saiba que nós seres humanos podemos sobreviver até três semanas sem comida, mas, não aguentaríamos ficar sem água por mais que três dias. Por isso, de nada adiantaria ter todo dinheiro do mundo, reservas de metais e pedras preciosas ou mesmo poder, se não existir mais a água para se beber. Só de escrever isso já estou com sede... rsrsr

O mais curioso, é que só iremos nos dar conta de sua ausência, quando não a tivermos mais, a errônea imagem que temos, é que existe em abundância e não irá faltar nunca. Ora! Sabemos que apesar de ser chamado de Planeta Terra, ele é coberto em mais de 70% de sua superfície por água!!!

É isso que nos engana muito.




Só para entender, mostrarei alguns números já conhecidos e que a cada momento, alteram-se diante de nossas ações e das mudanças climáticas que estamos vivenciando:

Água de todo o planeta está dividida da seguinte forma:
97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos (se beber morre!!!);
2,08% são das calotas polares e geleiras;
0,29% de água subterrânea;
0,009% de água doce de lagos;
0,008% de água salgada de lagos;
0,005% de água misturada no solo;
0,00009% de rios;
0,0009% de vapor d’água na atmosfera.



É incrível! Ficou complicado de se entender? Haaaa! Sei... Eu também quando li me perguntei: Sim! E onde está aí a tal água potável (a de beber)?

Pois bem! Apenas 2,4% de toda água existente, é doce. O mais incrível é que, somente 0,02% está disponível em lagos e rios (que podem ser consumidas).

Todo desperdício é um crime

Terrível não? Também fiquei com muito medo... (Pronto!!! Me deu sede de novo)

E o mais incrível ainda é que nesses 0,02% constam as poluídas (por nós). É "lasca"!!! Ô animalzinho burro e imundo somos nós...



É perigoso até de se cogitar, mas, é quase certo de um belo dia (em um futuro próximo) vermos as populações em guerra pela água (já é #FATO em alguns países), isso gera uma grande preocupação para as nações de todo mundo, e é tão sério, que já existem governos preocupados com suas reservas hidrográficas, com receio do interesse de países que já estão sofrendo com a própria escassez. O Brasil não fica longe disso, pois, como bem sabemos, é o país com a maior reserva mundial de recursos hídricos. É um motivo de orgulho, não é? Verdade! Um recurso natural precioso enraizado em nossas terras, não só os brasileiros sabem disso, como o resto do mundo também. Um dia o mundo estará de olho em nós aqui... (e isso também já é #FATO)


Existe uma estimativa de que em 2050 o mundo irá sofrer com a falta de água potável, mas, essa estimativa pode ser antecipada se não cuidarmos hoje do único lugar onde podemos habitar em toda galáxia (em nossa TERRA). Não deixe para amanhã sua reeducação como "terráquiano", pois a cada dia as condições ficam ainda mais difícil, não é só "o poupar água" que tudo se resolve. Temos de mudar nossa postura em relação ao que fazemos aqui com: separação de lixo, infra-estrutura de esgoto, preservação de áreas verdes, utilização e descarte de combustíveis fósseis, construções irregulares, desmatamentos ilegais, o uso racional da água,..., são tantas as questões, mas, o mais importante e certo a se fazer é: “uma ação de cada vês, um passo por dia”, só assim, já estaríamos fazendo muito, para nós mesmos...

"Um passo a frente e você não estará no mesmo lugar..." [Chico Science]

[Fonte: Brasil Escola]

Findo-me